Narguile, onde tem fumaça tem fogo!

Recebi com surpresa a notícia de que meu sobrinho e sobrinha fumam Narguile.

Narguile é uma espécie de cachimbo e uma de suas origens é de que ele foi criado na Índia, apesar de ser comum em todo território árabe. Ele é feito para se fumar em “turma” e não apenas sozinho e como a fumaça se mistura com o “vapor” da água tem-se um cheiro agradável no ar quando são usados ervas aromatizadas.

Problema é que as pessoas passam a acreditar que o Narguile não faz mal e infelizmente faz, até mais que o cigarro e quem fala é o Dr Sérgio Ricardo Santos membro e presidente da Sociedade Paulista e Penumologia (SPPT).

A Organização Mundial da Saúde também adverte sobre esta “mania”.

narguile
Segundo estudos feitos pela OMS, acima de 50 tragadas já é possível adquirir o vício do tabagismo e muitas das toxinas incluídas no cigarro também são usadas para o tabaco do Narguile e no melaço, tais como detetizantes, veneno de rato entre outros. No Egito foram feitas várias pesquisas e mostraram que a chance de um usuário de Narguile adquirir uma doença crônica como câncer é semelhante à do cigarro.

Apesar disso muitos usuários de Narguile contestam, pois seu uso parece ser mais tolerado que o cigarro. Isso acontece pois a umidade da água remove o excesso da força no sabor do tabaco, porém em contrapartida as partículas são mais facilmente absorvidas pelo corpo humano. Um estudo da OMS mostrou que uma sessão de Narguile é o equivalente à absorção das mesmas toxinas de 100 a 200 cigarros e os usuários têm entre 10 a 20 vezes mais chance de obter câncer de boca/ garganta e pulmão do que uma pessoa comum.

O Dr Sérgio Ricardo Santos e o Dr Luiz Zaion do Instituto de pneumologia do Paraná são unânimes, mesmo sem tragar a fumaça o Narguile é perigoso, pois ele é absorvido pela pele da boca e garganta.

O risco também vale para o fumante passivo, eu presenciei uma sessão de Narguile e logo nos primeiros minutos a minha asma alérgica atacou, aliás, foi por esse motivo que resolvi pesquisar sobre o assunto. A OMS também alerta que existem estudos comprovando que o fumante passivo do Narguile também sofre riscos.

O governo brasileiro junto com o Juizado de Menores já fizeram um alerta e pretendem agir contra o comércio do Narguile com a mesma força que é feito contra o de cigarros, pois o número de adolecentes usando o Narguile tem crescido assustadoramente.

Para piorar em uma pequena porcentagem dos usuários tentam novos tipos de ervas, algumas ainda mais nocivas, e quando queimadas, tóxicas. Sem contar quem utiliza o Narguile para ingerir drogas ilegais como a maconha. Nestes casos os riscos são maiores do que a droga sendo consumida no seu estado normal.

O Jornal Estadual do Paraná lembra que a venda e fornecimento de tabaco para menores é crime e que pode levar até 2 anos de detenção.

Quem agradece é claro é a indústria do tabaco, tão enxotada com os males do cigarro chegou de carneirinho branco para começar a gerar uma nova geração de viciados.

Fontes:
Estadão 07 de abril de 2007
Destaque SP
Agestado
Jornal Estadual (PR) Abril de 2007
Jornal da Fronteira Dezembro de 2008

4 doses de saquê

Tchelojaneiro 12th, 2009 at 12:59

Na minha época a mulecada começa com Gudang garam, aquele cigarrinho de cravo fedido pra cacete.

Na época havia o mito que tinha 1mg de maconha nele…
Mas isso é lenda.

O mais sinistro é que a mulecada achava que não fazia mal por ser fraquinho..mas na verdade o tabaco do Gudang garam tem 3x mais alcatrão, nicotina e monóxido de carbono. O truque pra deixar o cigarro mais “leve” é que eles adicionam o anti-séptico eugenol, que serve para amenizar a tontura.

O cigarro de cravo é muito pior que o convencional, ele foi banido nos EUA! No Brasil não há restrição.

Ele é o cigarro perfeito para atrair os jovens…

Daniel Rjaneiro 12th, 2009 at 15:14

Pior é eu ser asmático e ter um narguilé em casa, e não ter vergonha na cara de aposentá-lo. Pelo menos a gente só usa raramente (uma ou duas vezes no ano) =P.

Edsonjaneiro 12th, 2009 at 15:55

Eu também sou asmático, acho elegante o aparelho mas não me arrisco não. Mesmo que eu soubesse ser imune ao tabagismo, só o cheiro de quem fuma já me causa ataque de asma ^^

fuiamerdaevolteiabril 17th, 2010 at 8:39

eu fumei tanto arguille e hoje sou totalmente calmo, tranquilo, de paz. Sou uma pessoa do bem, tranquila, em paz…

Diga!

Seu comentário